notícias da pastoral

Explicação do logo do Capítulo Geral 28 Nossos Eventos
Logo do Capítulo Geral 28 (CG28)

Depois da apresentação da carta de convocação do Capítulo Geral 28, enviada pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, a Inspetoria do Equador contribui com o logo do Capítulo Geral 28 (CG28).

 

“Como Dom Bosco e na fidelidade ao Espírito, devemos impor-nos dar prioridade absoluta à missão salesiana com os jovens de hoje para ser, como ele foi, ‘sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres’. A prioridade ou a predileção pelos adolescentes e pelos jovens mais necessitados do mundo de hoje, que em certo sentido é diferente do mundo dos decênios passados, condiciona objetivamente a nossa missão”, escreveu o Reitor-Mor na carta de convocação do CG28.

 

Tendo em mente essas orientações, foi projetado um logo que representa um contexto composto por uma gama de presenças e obras no mundo, que – lendo-o da esquerda para a direita – termina com uma imagem que representa a Basílica de Maria Auxiliadora de Turim, cidade onde o Capítulo Geral voltará a ser realizado 62 anos depois da última vez.

 

O logo sugere de modo dinâmico que todo Filho espiritual de Dom Bosco deve ter criatividade, serviço, paixão para trabalhar com os jovens e dedicar-se inteiramente a eles.

 

Podem-se notar no centro do logo algumas características que fazem referência aos três elementos do próximo CG28: a prioridade da missão salesiana entre os jovens de hoje, o perfil do Salesiano para os jovens de hoje e o trabalho em conjunto com os leigos, na missão e na formação.

 

O logo também apresenta alguns personagens: os jovens, os leigos e os Salesianos, que são tomados pela mão por Jesus, que acompanha a missão salesiana, manifestando claramente que o aspecto mais importante do trabalho é o “Da mihi animas”.

 

A cor foi escolhida justamente para evidenciar com uma gradação o dinamismo da missão, e a tonalidade azul é também um apelo a Maria Auxiliadora que conduz ao Céu.

 

Marcelo Mejía, da Inspetoria do Equador, declarou que o trabalho de criação do logo foi feito por Marco Ospina, da “Editorial Don Bosco” do Equador. “Sentimo-nos empenhados no caminho da Congregação e oferecemos o logo para recordar a pergunta feita pelo X Sucessor de Dom Bosco: quais Salesianos para os jovens de hoje?

 

Fonte: Site da InfoANS