notícias da pastoral

"Quais Salesianos para os Jovens de hoje? " Nossos Eventos
Capítulo Geral 28 (CG28)

Por ocasião da festa de Maria Auxiliadora, em 24 de maio, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, divulgou a Carta de convocação do Capítulo Geral 28 (CG28), que se fará em Turim-Valdocco, de 16 de fevereiro a 4 de abril de 2020, sobre o tema: “Quais salesianos para os jovens de hoje?


No amplo documento, emanado segundo o art. 150 das Constituições Salesianas, o Reitor-Mor apresenta as razões profundas da escolha do tema e indica os objetivos que ele se propõe e alguns problemas abertos sobre que refletir durante a caminhada preparatória à celebração do CG28.

 

“O objetivo fundamental do tema do CG28 é ajudar a Congregação a aprofundar, o quanto possível, qual seja e qual deveria ser o perfil do Salesiano capaz de responder aos jovens de hoje, a todos os jovens, especialmente os mais pobres e necessitados, os excluídos e os descartados, os mais frágeis e os privados dos direitos fundamentais. E isso num mundo sempre mais complexo e que experimenta mudanças velozes”.

 

O tema do CG28 é único, mas o Reitor-Mor sublinha que se articula em três núcleos:

 

  • Prioridade da missão salesiana entre os jovens de hoje;
  • Perfil do Salesiano para os jovens de hoje;
  • Com os leigos na missão e na formação.


“Estou convencido de que na grande maioria dos irmãos é forte o desejo de uma autenticidade humana maior, de uma grande profundidade espiritual e de uma coerência vocacional mais radical. Peçamos ao Espírito Santo que o Capítulo Geral 28 seja uma oportunidade para dar esse passo, perguntando-nos: Quais Salesianos para os jovens de hoje?” – afirma o Reitor-Mor no encerramento da Carta, imediatamente antes de propor a todos os membros da Congregação a récita da oração de intercessão a N. Sra. Auxiliadora a fim de que Ela guie a caminhada dos Filhos espirituais de Dom Bosco.

 

Para conferir a Carta de convocação do CG28 integralmente, clique aqui.

 

Fonte: Site da ANS