notícias da pastoral

Salesianos se encontram em Roma para promover causas de beatificação e canonização Nossa Agenda
2º Seminário para a Promoção da Causa de Beatificação e Canonização da Família Salesiana

Com o objetivo de valorizar o patrimônio espiritual, pastoral, educativo de santidade iniciado por São João Bosco, entre os dias 10 e 14 de abril ocorre em Roma o 2º Seminário para a Promoção da Causa de Beatificação e Canonização da Família Salesiana.

 

O evento, que acontece na Casa Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, é dedicado ao tema da constatação científica e a avaliação teológica dos milagres, sendo dirigido às pessoas vinculadas com as causas de beatificação e canonização que se adiantam no interior da Família Salesiana, como são os vice-postuladores e colaboradores das causas, pessoas vinculadas com os lugares dos candidatos à santidade, representantes de grupos da Família Salesiana e de centros de formação e espiritualidade, entre outros.

 

"O objetivo que apresentamos neste seminário é fomentar, através de palestras, experiências, momentos de partilha e do trabalho em grupo; os conteúdos e os processos que ajudem na avaliação e no acompanhamento dos supostos milagres", disse o Padre Pierluigi Cameroni, Postulador Geral das Causas de Beatificação e Canonização da Família Salesiana e promotor do Seminário.

 

As jornadas de trabalho foram abertas oficialmente às 16h da terça-feira, 10 de abril, com uma celebração Eucarística e a apresentação dos participantes com a saudação de Dom Francesco Cereda, Vigário do Reitor Maior dos Salesianos; além da posta em comum com os objetivos do Seminário, por parte do Postulador Geral.

 

No dia 11 de abril iniciaram as reflexões após a Missa votiva do Espírito Santo presidida pelo Cardeal Angelo Amato, SDB, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que também ofereceu a primeira conferência com o tema "Valor e necessidade dos milagres nas Causas de Beatificação e Canonização".

 

Neste dia, o Postulador Geral falou sobre "O caminho das postulações nos anos 2016-2017", e o Padre Boguslaw Turek, Subsecretário da Congregação para as Causas dos Santos, sobre "Os procedimentos dos milagres: a discussão e a avaliação médico-legal".

 

Para o dia 12 de abril estavam previstas as palestras: "Os santos como intercessores. Fama de santidade, fama de sinais e relevância eclesial das causas" e "Procedimento dos milagres: discussão e avaliação teológica", temas abordados respectivamente pela doutora Lodovica Maria Zanet, colaboradora da Postulação Geral, e Dom Carmelo Pellegrino, Promotor da Fé adjunto à Congregação para as Causas dos Santos.

 

No dia 13 de abril houve o turno da conferência "O 'círculo dos santos': a teologia do mistério sagrado da comunhão", que guiou o Padre Francois-Marie Léthel, OCD, consultor da Congregação para as Causas dos Santos. E, no dia 14 de abril, o Reitor Maior dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, ofereceu a palestra intitulada "Acompanhados por nossos santos no caminho de santidade". Os trabalhos se encerraram com uma Missa presidida pelo Padre Fernández Artime às 11h do sábado, 14 de abril.

 

Por ocasião do 2º Seminário -o primeiro foi celebrado em abril de 2016-, a Família de São João Bosco apresentou a atualização do Pôster da Santidade Salesiana, cuja última edição havia sido publicada em 2014. Nesta oportunidade houve algumas novidades: o Beato mártir Don Titus Zenam, e os veneráveis Giuseppe Arribat, Dom Stefano Ferrando, Francesco Convertini, José Vandor e Dom Ottavio Ortiz Arrieta; além dos novos Servos de Deus Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo.

 

Atualmente a Família Salesiana conta com 09 Santos, 118 Beatos, 16 Veneráveis e 26 servos de Deus.

 

Fonte: Site GaudiumPress