notícias da pastoral

O significado da Páscoa e a salesianidade Nossos Eventos
Páscoa em algumas instituições salesianas

O Tempo Pascal compreende os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição e o domingo de Pentecostes. Assim, ainda com o espírito da Páscoa fresco no coração de todos, confira as atividades que as instituições salesianas realizaram nesta última semana.

 

Os acadêmicos da Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST) se movimentaram para arrecadação de mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis e mais de 1000 ovos de chocolate durante a 3ª Gincana de Páscoa. As arrecadações foram doadas às instituições de apoio e atendimento social das cidades de Corumbá e Ladário, entre elas, o PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes) da Cidade Dom Bosco, o Moinho Cultural Sul Americano, Pastoral da Criança, Grupo Ubuntu, Apae e os atendidos no Asilo São José e o projeto Geniquinho, das irmãs FMA do Colégio CENIC.

 

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Escola Salesiana São José de Campinas celebraram a Páscoa na capela da escola. Por meio de músicas e apresentações de cartazes confeccionados pelas turmas, as crianças celebraram o sentido de vida nova, a importância de serem irmãos (tema retomado da Campanha da Fraternidade 2018) e o valor das amizades e da família. Ainda durante as celebrações, algumas das entidades beneficiadas pela campanha da Páscoa Solidária vieram buscar os ovos de chocolate que foram entregues por alguns alunos das turmas.

 

No Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA) houve a encenação do Domingo de Ramos e da cerimônia do Lava-pés. Nas acolhidas (matutina e vespertina), a encenação da Via-sacra foi realizada pelos alunos do Fundamental I e pelos alunos que participam da AJS.

 

Os alunos, os professores, os educadores de apoio e a direção do Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa, participaram de diferentes celebrações pascais. Os estudantes da Educação Infantil celebraram o significativo momento da Ressurreição de Jesus contando a história com a ajuda de fantoches; a Pastoral Escolar enfatizou o Lava-Pés e a Última Ceia com os alunos do Ensino Fundamental I; já com os alunos do Ensino Fundamental II, houve uma dinâmica de dobradura de papel. Os estudantes foram rezando e refletindo a própria vida, inspirados na espiritualidade Pascal. Os alunos do Ensino Médio foram para um espaço diferente, a AVIPAE – Associação Vida Plena Amor Exigente, e tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho de uma das atuais colaboradoras da entidade. Ela passou pelo processo de desintoxicação da dependência química, um exemplo de vida nova que em si é o sentido da Páscoa.

 

Em São Paulo, um grupo de 50 jovens de várias obras dos Salesianos (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) das Inspetorias do Brasil-São Paulo, participaram da "Páscoa dos Jovens, " projeto promovido pela Pastoral Juvenil SDB e FMA.

 

Os alunos da Educação Infantil e 1º Ano do Colégio Salesiano São José de Sorocaba participaram de momentos de reflexão com a equipe da Pastoral, assistiram ao musical “A verdadeira Páscoa” encenado pela equipe da biblioteca do colégio e conheceram os símbolos pascais por meio de apresentações. Também fizeram um delicioso bolo de cenoura onde, ao final, vivenciaram a partilha com os colegas e professoras. E, para finalizar a semana, todos os alunos participaram de um caça ao tesouro diferente: as pistas foram feitas utilizando a ferramenta tecnológica QR Code. Com o auxílio das professoras e do tablete, as crianças foram desvendando as pistas em forma de códigos. Em cada pista encontrada foi trabalhada uma virtude: saber agradecer, cultivar a fé, enfrentar os desafios, cuidar-se, dedicar-se aos estudos, respeitar. Ao final, as crianças chegaram ao mais valioso de todos os tesouros! Um espelho, simbolizando que o maior tesouro é a própria criança, com todas as suas qualidades e características únicas.

 

E foi assim, com muita reflexão, união e aprendizado que as instituições salesianas transmitiram aos seus alunos os valores pascais que fortalecem as relações humanas e permitem uma aproximação maior com a figura e legado de Jesus ressuscitado.

 

Para conferir as fotos dessas atividades, clique aqui.

 

Fonte: Comunicação e marketing Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST), Escola Salesiana São José de Campinas, Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA) de Brasília, Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa, Colégio Salesiano São José de Sorocaba e InfoANS