notícias da pastoral

A caminho para a Festa Mundial da Gratidão Nossos Eventos
Festa Mundial da Gratidão - 26 de abril de 2018, na Inspetoria São Rafael Arcanjo em Assunção, Paraguai.

A Festa Mundial da Gratidão foi oficialmente anunciada a todo o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com a carta da Vigária Geral, Ir. Chiara Cazzuola: “No viver a resposta ao chamado de Deus, com alegria e esperança, despertamos o projeto de Deus em cada jovem.” Este é o tema da Festa que se celebra no dia 26 de abril de 2018, na Inspetoria São Rafael Arcanjo em Assunção, Paraguai.

 

Um momento especial para as irmãs do Paraguai que, com o lema: “Com os jovens façamos vibrar as cordas da vida, testemunhando a alegria de seguir Cristo” solicitam a todos a dar maior visibilidade à alegria e à beleza da vocação para serem sempre mais “resposta de salvação às profundas aspirações das jovens e dos jovens” (C 1).

 

E é neste clima que se prepara a celebração, em nível mundial, da Festa da Gratidão à Madre pelo dom incessante de si aos jovens, ao Instituto e à Igreja.

 

A arpa paraguaia foi escolhida como símbolo da nação, da memória histórica coletiva, da realidade bilingue guarani e espanhola, das paisagens naturais e da rica herança das tradições folclóricas. Suas melodias, as harmonias, os ritmos e os textos de poesia evocam no ouvinte os valores da identidade do povo paraguaio.

 

A harpa encerra em si as mais belas melodias; suas cordas, tocadas por artista, emitem sons harmoniosos que lembram a resposta ao chamado de Deus, que tem um sonho para cada um de seus filhos. A harpa representa cada jovem cheio de possibilidades, de talentos e dons que esperam ser despertados e envolvidos na ação educativa.

 

As notas musicais que se desprendem do instrumento são a melodia original e típica de cada jovem. Representam o projeto de Deus, único e irrepetível sobre cada um deles, que se realiza graças à qualidade do acompanhamento e da abertura do jovem. Representam também a alegria que brota da certeza de se saberem amados por Deus, motivação capaz de despertar o desejo de responder a seu projeto de amor.

 

O harpista é aquele/a que conhece bem o instrumento (o jovem), e é capaz de tirar dele a melhor melodia, como resultado da escuta e do acompanhamento ao longo dos caminhos do discernimento à luz do Espírito Santo.

 

As irmãs da Inspetoria Paraguaia propõem como ícone bíblico o trecho de Jo 15, 1-17 “Permaneçam no meu amor”, que se traduz no empenho de:

 

Rezar em comunidade, cada mês, de 15 a 24, a novena a Maria Auxiliadora pelas vocações, acompanhada por gestos de caridade, e garantir mediações concretas de acompanhamento às jovens e aos jovens em toda a Inspetoria e Comunidades educativas.


Pediu-se a cada Inspetoria que enviasse documentação sobre experiências realizadas para despertar nos jovens a descoberta do Projeto de Deus na própria vida. Isso foi feito por vídeo com duração de 1 minuto e/ou por fotografias acompanhadas de adequada legenda.

 

A expressão de solidariedade das várias Inspetorias serão enviadas ao Economato geral e servirão para as urgentes necessidades do Instituto e para financiar a construção de uma obra em San Lorenzo (Paraguai), oferecendo espaço seguro aos jovens, onde possam reunir-se nos diversos encontros.

 

Para assistir o clipe oficial do hino da Festa Mundial da Gratidão 2018, clique aqui.

 

Fonte: Com informações de Lettera Festa del Grazie Sr. Chiara Cazzuola, Vicaria Generale e site das FMA