notícias da pastoral

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida recebe visita canônica de Ir. Silvia Boullosa Nossa Agenda
Irmãs da INSA com Ir. Silvia Boullosa

De 02 de fevereiro a 02 de abril, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida teve a alegria de receber a Conselheira Visitadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Silvia Boullosa. A visita canônica acontece uma vez a cada sexênio e é uma oportunidade para fortalecer a unidade e o sentido de pertença ao Instituto e, ao mesmo tempo, rever a caminhada da Inspetoria e de cada comunidade na realização da missão educativo evangelizadora.

 

Ao chegar na Inspetoria, Ir. Silvia pode reunir-se com a Inspetora, o Conselho Inspetorial, a Equipe dos Âmbitos Inspetoriais, as diretoras das Comunidades, grupos da Família Salesiana, Ex-alunas e outros. Neste primeiro contato, foi repassada a caminhada da Inspetoria, seus percursos, conquistas e desafios que se apresentam.

 

No dia 18 de fevereiro, Ir. Silvia deu início à visita canônica nas comunidades, passando sucessivamente por: Cambé-PR, Guarapuava-PR, Uruguaiana–RS, Itajaí–SC, Garuva–SC, Rio do Sul–SC, Campos Novos–SC, Rio Pardo–RS, Bagé–RS e Porto Alegre–RS.

 

Em cada casa, Ir. Silvia teve momentos de encontro com as crianças, adolescentes e jovens, refletindo sobre a conjugação dos verbos da vida. Teve também momentos de reflexo e partilha com educadores, equipe diretiva e principalmente com a comunidade religiosa, de modo que cada Irmã pôde ser atendida pessoalmente.

 

 

Durante a visita nas comunidades, os educandos puderam fazer apresentações e homenagens à Ir. Silvia, mostrando o dinamismo de cada unidade. Os momentos de reflexão com cada grupo de alunos e educadores foi ocasião propícia para, além de conhecer as diferentes realidades, provocar as comunidades a serem núcleos que irradiam alegria e esperança, dando testemunho de um Deus que ama e que acolhe e acompanha a cada um.

 

Segundo a diretora do Instituto Maria Auxiliadora de Porto alegre, Grace Freitas: “A visita da Ir. Silvia em nossa casa demonstrou toda a grandiosidade do nosso carisma no mundo, pois é uma presença viva da obra de Madre Mazzarello. Através de sua alegria contagiante, emocionou a todos com suas palavras sábias e amorosas, fortalecendo nossa fé e a certeza do amor na educação dos jovens. ”

 

Também para as crianças, adolescentes e jovens, este foi um momento especial, conforme a aluna Bruna Faversani do 9° ano do Colégio Auxiliadora de Campos Novos“A visita da irmã Silvia foi muito especial! Ela nos transmitiu muito conhecimento e contou histórias de reflexão que ela escutou ao longo de suas viagens. Ela é uma pessoa maravilhosa e que tem uma sabedoria gigantesca, sua alegria contagia a todos e por onde ela passa muda a vida das pessoas como mudou a minha. Não pude conversar a sós com ela mas só a sua presença me fez mais feliz e me trouxe uma paz muito grande. Espero que ela possa vir mais vezes em nosso Colégio. ” 

 

Depois depassar por todas as casas, conversar com todas as Irmãs e comunidades educativas, as Irmãs da INSA estiveram reunidas em Assembleia no dia 30 de março, sexta-feira santa, para receber a devolutiva da visita canônica de Ir. Silvia. A Assembleia aconteceu em clima de oração e recolhimento, conforme sugere a liturgia. A leitura do relatório da visita foi um momento especial em que cada Irmã se sentiu contemplada e os pontos destacados ficaram como elementos a serem rezados, refletidos e colocados em destaque na vida e missão da INSA para os próximos anos.

 

Para finalizar a visita, a comunidade Inspetorial reuniu-se no dia 31 de março no Sítio Mornese em Morungava, onde cada comunidade pôde expressar o seu agradecimento à Ir. Silvia Boullosa, montando um jardim de flores representando, simbolicamente, o “mel” que ela deixou em cada casa.

 

Fonte: Comunicação e Marketing INSA

Fotos: INSA, IMA Rio do Sul e Colégio Auxiliadora de Campos Novos