notícias da pastoral

A Semana Santa nas instituições Salesianas (Parte II) Nossa Agenda
Escolas, obras e comunidades trabalham o sentido da Páscoa na Semana Santa

As crianças da Educação Infantil do Centro Educacional Dom Bosco de Joinville/SC fizeram uma apresentação em recordação às últimas ações de Jesus, antes da Páscoa. O teatro começou com os pequenos saudando, com ramos, o Mestre que vinha montado em um “cavalinho”. Em seguida, houve a recordação da Santa Ceia, do Lava-pés e a Instituição da Eucaristia. Para as turmas das oficinas e cursos do CEDB, foi feita uma ceia pascal judaica simplificada, recordando sobretudo, os passos feitos por Jesus em sua paixão, morte e ressurreição. 

 

Através do Momento de Espiritualidade Quaresmal, a comunidade educativa do Instituto Maria Auxiliadora de Natal é convidada a vivenciar o Tríduo Pascal e fazer memória da entrada de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos); a tomar parte do banquete da Santa Ceia; a reconhecer a devoção à Cruz como via para a Salvação e a inebriar-se do silêncio que envolve o Sábado Santo. Da Educação Infantil a Terceira Série do Ensino Médio, Educadores e Educandos vivenciam o sentido do Mistério Pascal, através de encenações, Orações, Confissões e Gesto Concreto. 

 

No Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre as ações começaram com o Retiro Pascal dos Educadores. Leituras bíblicas, dinâmicas de grupo e períodos de silêncio e reflexão marcaram a manhã de atividades. Além, é claro, do tradicional momento de lavagem das mãos dos colegas, onde a equipe resgatou sentimentos de humildade, amor e dedicação ao próximo.

 

As turmas do 2º ano/EFI participaram, em sala de aula, de uma mini-celebração pascal! Um filme sobre o verdadeiro sentido da Páscoa reuniu todos ao redor da mesa, despertando curiosidade em torno do tema. Depois, foram trabalhados os símbolos da festa, momento onde as crianças repartiram e dividiram os pães e beberam suco de uva.

 

Já na Educação Infantil, os símbolos pascais foram trabalhados nas aulas de culinária. As crianças interpretarem as imagens da receita, visualizaram a mistura dos ingredientes e preparam um delicioso bolo de chocolate, decorado com os elementos tradicionais da Festa da Páscoa.

 

Os alunos das turmas do Ensino Infantil do Colégio Salesiano Fortaleza celebraram a Semana Santa com uma atividade sobre a Santa Ceia e recriação do Lava Pés. Ainda houve uma Via Sacra para todos os alunos.

 

Os alunos e familiares da comunidade educativa do Colégio Auxiliadora Campos Novos montaram a Osterbaum – árvore de Páscoa no jardim da escola. Representando a morte de Jesus na cruz (galhos secos) e a alegria da sua Ressurreição (ovinhos coloridos), a Osterbaum é uma tradição alemã assumida em muitas cidades do sul do Brasil. Neste ano, as crianças do berçário ao 5° ano decoraram os ovinhos em casa com suas famílias.

 

No Colégio Salesiano Itajaí, os alunos de Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram de celebrações da Semana Santa na Capela, onde acompanharam uma encenação da Santa Ceia, com a mensagem de que, na Páscoa, Jesus nos ensinou a dividir o pão. As crianças apresentaram os símbolos da Páscoa, cantaram e rezaram com os amigos. As entidades que receberam as doações da Páscoa Solidária também estiveram presentes recebendo os chocolates e cestinhas doados pelas famílias.

 

Já os alunos de 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participam de uma celebração especial com o professor regente, os padres Severino Piccinini e Lino Fistarol e o coordenador de pastoral Clemar Bianchi. Houveram momentos de pedidos de perdão da comunidade de aprendizagem, a representação do lava-pés, a reflexão sobre a via-sacra (com as estações atualizadas para o que são as distrações de hoje que nos afastam de Deus) e ainda, uma fala do professor regente para a turma.

 

CENSA – Lins de São Paulo vivenciou a memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo por meio da encenação feita pelos alunos do 9º ano e Ensino Médio.

 

Orientados pela equipe de Pastoral e pela professora Ana Isabel Moreira, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Salesiano Aracaju representaram os últimos momentos da vida de Jesus para os alunos de todos os segmentos. O belo cenário foi elaborado por Javerson Helly, coordenador de eventos, e pela equipe de apoio.

 

Os alunos do IMA Rio do Sul não ficaram de fora das celebrações. Os pequeninos do Berçário e Educação Infantil tiveram uma acolhida repleta de música e símbolos pascais. Já os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e colaboradores do setor administrativo, da manutenção e limpeza puderam aprofundar a experiência de cada significado da Páscoa por meio de quatro mesas com os símbolos do tríduo pascal. Para os Professores do Berçário ao Ensino Médio, foram realizadas acolhidas nos momentos de reunião destacando a importância e relação do tema da Campanha da Fraternidade 2018 com a vivência da Páscoa.

 

Os alunos do Fundamenta II e Ensino Médio do Instituto Auxiliadora puderam refletir sobre o texto bíblico de Lucas 15, 11-32: "A Parábola do filho pródigo", e conversaram sobre a importância e o sentido do perdão na vida de cada pessoa. Eles escreveram em um papel que foi guardado pelos professores e, no início da celebração, foi depositado em recipiente com água, como sinal da oportunidade de todos os dias recomeçar com o coração livre.

Os alunos da Educação Infantil e Fundamental I vivenciaram o Lava-Pés e a Santa Ceia, onde cada turma partilhou pão e suco de uva, simbolizando a partilha e a unidade entre eles.

 

 

A Semana Santa é um momento muito especial para os cristãos e, ao ensinar os significados e tradições para as crianças, jovens e adolescentes, passa-se para as seguintes gerações o verdadeiro valor do sacrifício de Jesus pela humanidade.

 

Confira mais fotos:https://goo.gl/6AkKfz