notícias da pastoral

A Semana Santa nas instituições salesianas (Parte I) Nossa Agenda
Escolas, obras e comunidades trabalham o sentido da Páscoa na Semana Santa

Do dia 25 ao dia 31 de março deste ano, celebra-se a Semana Santa, período iniciado com o Domingo de Ramos, que remete à entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém, e convida a todos para uma reflexão sobre a Paixão, Morte e Ressureição de Cristo. Neste contexto, as instituições salesianas não pouparam esforços em suas celebrações.

 

Os alunos do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo - incentivados pela Pastoral Escolar, refletem sobre a vida e morte de Jesus Cristo. O professor e membro da Pastoral Escolar, Junior Guzzo, é quem conduz os alunos pelas estações que estão dispostas pelo Colégio.

 

As celebrações ainda contaram com orações em prol da paz no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil e no Mundo. Na ocasião, os estudantes do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e da Educação Técnica são convidados a escreverem, na folha de uma árvore (feita de papel), uma mensagem de amor para a humanidade. No dia 23 de março, o Padre Gleison Lima tomou as confissões no Colégio Castelo e, até o dia 12 de abril, alunos, professores, funcionários e familiares podem doar para a Campanha Solidária de Páscoa.  O projeto “Comida dos Carentes” é da Paróquia São João Batista de Macaé.

 

Uma emocionante procissão luminosa lotou as ruas dos bairros Visconde de Araújo e Miramar durante a Via Sacra promovida pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/CasteloFaculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA - e Paróquia Santo Antônio. A Via Crucis iniciou na Paróquia, percorrendo as 12 estações que retratam a condenação e a paixão de Jesus. O encerramento aconteceu no Colégio Castelo, na Quadra Dom Bosco, com as reflexões sobre a morte e prenúncio da ressurreição do Filho de Deus.

 

No Recife, o padre João Carlos, em parceria com a AMA - Associação Missionária Amanhecer, mantém a tradição da Via Sacra há 18 anos. A Via Sacra da Fraternidade acontece no dia 28 de março e seguirá por ruas, praças e avenidas de Recife. Em cada uma das 14 estações será feita breve meditação sobre os trabalhos desenvolvidos pelas pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife. Uma grande e pesada cruz de madeira com mais de 100 quilos será carregada por homens, mulheres, jovens, idosos e crianças como símbolo e convite à oração.O ápice do dia acontece com a santa missa, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na Basílica Nossa Senhora do Carmo.

O ato concreto do evento é a arrecadação de alimentos e de doações para o Lar Rejane Matos, do bairro de Campo Grande, no subúrbio do Recife. 

 

Animadas pela Equipe de Pastoral, as crianças do Ensino Fundamental I do Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte - CE - participaram da Via Sacra circulando por espaços do colégio demarcados como estação.  A atividade teve como objetivo apresentar a trajetória de sofrimento de Jesus até o seu calvário, com o cuidado de envolver a reflexão sobre o simbolismo da celebração dentro da realidade dos alunos.

 

Motivados pela Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda o tema: “Fraternidade e superação da violência”, os jovens dos diversos grupos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) abraçaram o desafio de levar às ruas da cidade de Areia Branca a Via Sacra, abordando situações de violência dentro do contexto juvenil. Orações, cânticos e textos alusivos à CF 2018 ajudaram nas reflexões pelas ruas da cidade. A iniciativa dos jovens ganhou a adesão da comunidade, com noites repletas de reflexões.

 

Dois testemunhos de vida emocionaram as centenas de pessoas que participaram da 2ª edição da Vigília da Misericórdia, realizada pela Pastoral Universitária do UniSALESIANO no último sábado, dia 24, no campus da instituição. Um ex-traficante e usuário de drogas, que abandonou seus vícios e voltou para a casa do pai após passar a frequentar um grupo de jovens contou: “Fui apresentado ao Espírito Santo e há 22 anos, quando abandonei a droga, Ele se faz presente em minha vida. ” Um outro depoimento foi dado por uma mulher, esposa e mãe de três filhos, que assumiu as responsabilidades do lar depois que o esposo sofreu um acidente de trabalho e ficou um longo tempo em coma. “Deus nunca nos abandona”, disse. Os testemunhos fizeram parte das estações da Via Sacra, encenadas por jovens integrantes do grupo Jessé, de Araçatuba. 

 

A Paixão de Cristo foi apresentada no teatro do Salesiano Dom Bosco (Paralela) e no teatro do Salesiano do Salvador (Nazaré) pelo grupo teatral composto por estudantes dos dois colégios. Os alunos interpretaram vários momentos da vida de Jesus, sobretudo as suas últimas horas. Na unidade de Nazaré, alunos e ex-alunos, sob a direção e produção do professor e teatrólogo, Gustavo Nery, compõem a produção. O elenco conta com cerca de 40 alunos que se dividem entre a interpretação das personagens e o canto.

 

A equipe de Pastoral do Colégio Salesiano Recife coordenou vivências que relembram as ações de Jesus, com o objetivo de ajudar cada estudante a pensar sobre suas atitudes. A encenação Paixão de Cristo feita pelos alunos do Ensino Fundamental I apresenta detalhes dos acontecimentos mais inquietantes que levaram à execução do homem mais influente que já caminhou sobre este planeta. O instigante relato sobre Jesus encenado pelos estudantes, trouxe ricas descrições sobre os costumes do Império Romano, a vida dos judeus da época e sua maneira de enxergar o mundo. Nesse sentido, a plateia, composta por alunos e educadores, testemunhou eventos históricos e políticos que tornaram inevitável a morte de Jesus.

 

Instituto Maria Auxiliadora realizou nos dias 16 e 19 de março de 2018 um momento de confissão com seus alunos, após uma semana de reflexão sobre a importância do sacramento. O Instituto teve a honra de receber Dom Antônio Possamai, bispo emérito de Ji-Paraná e o Pe. Miguel Fernandes Ramos de Moura, da Paróquia São João Bosco, para atender as confissões. 

 

O Instituto Maria Auxiliadora, juntamente com o Instituto Laura Vicuña, realizaram o Retiro Espiritual dos Educadores e Colaboradores das duas casas. Momento contou com reflexão, confissão e uma belíssima Via Sacra no Centro Madre Mazzarello – CESMAZZA.

 

As turmas da educação infantil e do Ensino Fundamental I e II do IMA de Porto Alegre celebraram a Páscoa na Capela da escola. Usando da música e da narrativa lúdica para aproximar as crianças do Mistério Pascal, elas ouviram a história da Páscoa através da personagem Maria Madalena que lhes contou sobre a Ressurreição de seu melhor amigo, Jesus, e depois compartilhou os sinais da Ceia do Senhor. Para os alunos adolescentes, a celebração foi também uma oportunidade de aprendizagem com a troca de ideias sobre suas dúvidas e inquietações acerca da Páscoa.

 

Colégio Salesiano Dom Bosco de Parnamirim realizou a encenação da Paixão de Cristo para todos os educandos dos Ensinos Fundamental e Médio. As apresentações, seis ao todo, aconteceram no auditório do colégio e contemplaram uma sessão especial aberta aos pais dos alunos. Sob coordenação e orientação do Departamento de Arte e Cultura, os alunos-atores das escolinhas e equipes do teatro, dança e coral - unidades Dom Bosco e São José - representaram de modo muito especial e emocionante os últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes de sua crucificação. 

 

As atividades não acabam aqui. Para saber mais sobre como outros institutos salesianos estão celebrando a Semana Santa, clique aqui

Confira mais fotos: https://goo.gl/6AkKfz