notícias da pastoral

Campanha da Fraternidade 2018 é oficialmente aberta Pastoral
Com informações oficiais da CNBB, a Campanha da Fraternidade 2018 é lançada

A Campanha da Fraternidade 2018 foi oficialmente aberta! Na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o presidente da entidade, cardeal Sergio da Rocha, e o secretário-geral, dom Leonardo Steiner, receberam várias autoridades para abertura dessa campanha que traz a “Fraternidade e a superação da Violência” como tema.

Durante a abertura, o padre Luís Fernando da Silva, secretário executivo de Campanhas da CNBB, leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco aos fiéis:

“Sejamos protagonistas da superação da violência fazendo-nos arautos e construtores da paz. Uma paz que é fruto do desenvolvimento integral de todos, uma paz que nasce de uma nova relação também com todas as criaturas. A paz é tecida no dia-a-dia com paciência e misericórdia, no seio da família, na dinâmica da comunidade, nas relações de trabalho, na relação com a natureza. São pequenos gestos de respeito, de escuta, de diálogo, de silêncio, de afeto, de acolhida, de integração, que criam espaços onde se respira a fraternidade: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), como destaca o lema da Campanha da Fraternidade deste ano. Em Cristo somos da mesma família, nascidos do sangue da cruz, nossa salvação. As comunidades da Igreja no Brasil anunciem a conversão, o dia da salvação para conviverem sem violência. ”

O presidente da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Carlos Alves Moura trouxe dados importantes que embasam a motivação da Campanha desse ano: “A violência racial no Brasil é uma situação que faz supor uma forte correlação entre três formas de violência, direta, estrutural e cultural. Os casos de violência direta parecem ser resultado mais concreto e evidente de questões socioeconômicas históricas, além de deixarem entrever representações culturalmente produzidas e já naturalizadas a respeito da população negra, do índio, dos migrantes e, mais recentemente, também do imigrante”

A Campanha da Fraternidade 2018, traz um alerta que está em consonância com a ação salesiana entre os jovens. Torna-se cada vez mais necessário que seja direcionado um olhar acolhedor para as crianças, adolescentes e jovens da sociedade, pois neles residem o futuro das relações humanas.

 

Campanha Fraternidade - Em 1964, a Igreja Católica instituiu a Campanha da Fraternidade na intenção de evangelizar, alertar e engajar as pessoas em problemas específicos da sociedade. Essa campanha acontece anualmente em sintonia com a Quaresma, com abrangência nacional, e sempre traz temas relevantes para a melhoria das relações humanas.

 

Com informações oficiais da CNBB

Por Janaína C. Lima 

 

Confira o vídeo oficial do Hino da Campanha da Fraternidade 2018