notícias da pastoral

Homenagem do Presidente Mattarella (Itália) a Dom Bosco Geral
Homenagem do presidente Mattarella (Itália) a Dom Bosco

“Ocorre hoje o 130º aniversário da morte de João Bosco, sacerdote fundador dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, educador que a sociedade italiana pôde apreciar pela atenção aos jovens, pela paixão, pelo empenho em ajudar tantas pessoas em condições de humilhante pobreza e marginalização.

 

As origens humildes foram, na vida de Dom Bosco, uma raiz em que buscou orientação permanente. A sua inteligência, os seus dotes de socialidade, as suas grandes capacidades organizativas, inspiradas no testemunho evangélico, foram dirigidas à realização de obras que alcançaram um grande número de adolescentes, de crianças trabalhadoras, de jovens, oferecendo-lhes espaços preciosos de acolhida, instrução, formação, solidariedade, crescimento individual e comunitário. Soube fazer sua a questão social e construir espaços crescentes de cidadania.

 

Em muitas partes da Itália e do mundo, a marca de Dom Bosco e das Congregações promovidas por Ele ainda está viva. Muitos italianos devem aos Salesianos um pouco da sua cultura, da sua formação de cidadãos. A continuidade das obras de Dom Bosco representa uma contribuição à coesão e ao progresso social, valores que enriquecem um país, e ajudam toda a comunidade a enfrentar os desafios dos tempos”.