notícias da pastoral

Festa de São João Bosco Pastoral
Escrito por: Jean Davi Frainer

Hoje, 31 de janeiro, em todo o mundo a Igreja Católica comemora o dia de São João Bosco. Padre italiano e fundador da Congregação Salesiana, o santo conhecido como o padroeiro dos jovens.

 

Pobre, filho de camponeses e órfão de pai aos dois anos, João Bosco teve uma infância marcada por dificuldades, mas desde cedo perseverou em seus propósitos. Aos nove anos teve um importante sonho, que revelaria a sua vocação e com o apoio e testemunho da mãe Margarida Occhiena, tornou-se sacerdote, dedicando sua vida à juventude empobrecida.

 

Vanguardista no modo de evangelizar, Dom Bosco fundou o Oratório São Francisco de Sales e ofereceu condições de transformação pessoal, social e espiritual aos meninos marginalizados de Turim. O padre italiano se compadeceu com a situação de vulnerabilidade dos adolescentes e jovens, ao perceber que os mesmos se submetiam à exploração de trabalho, habitavam as ruas, passavam fome ou até mesmo se envolviam com a criminalidade.

 

No oratório o sacerdote garantiu moradia, catequese e formação profissional à juventude e por seus projetos muitas vezes foi chamado de louco. Ao criar um método pedagógico que chamou de Sistema Preventivo inovou. Sua fórmula? Fé, razão e bondade.

 

Devoto de Nossa Senhora Auxiliadora, São João Bosco assumiu como propósito dedicar até o seu último suspiro para os jovens e viveu até os 72 anos, falecendo em 31 de janeiro de 1888. Hoje o seu legado se encontra em obras voltadas à evangelização e educação de jovens em 132 países. Além disso, existem 31 grupos de pessoas espalhas por todos os continentes, que constituem a família salesiana e mantém vivo o seu carisma, promovendo a vida da juventude.