notícias da pastoral

Conheça as ações e os projetos pastoral do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto Pastoral
Por: Comunicação Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto

 

            Ao seguir as propostas da Rede Salesiana Brasil (RSB), o Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto (SP) é guiado pelo princípio da Escola Pastoral, focado em valores cristãos vivenciados em atitudes observadas no cotidiano. A Pastoral é uma prática com forte inspiração na vocação religiosa, educacional e humanitária de Dom Bosco, fundador da Família Salesiana, unindo razão, afeto e espiritualidade e otimizando os recursos disponíveis para “educar e evangelizar os jovens”. A Articulação da Juventude Salesiana (AJS), formada por alunos e ex-alunos do Colégio, promove ações sociais e incentiva a vida cristã, por meio do testemunho do Evangelho e da experiência acolhedora do carisma salesiano. Conheça alguns projetos e ações desenvolvidos pela Pastoral do Colégio Auxiliadora e que terão continuidade em 2018:

 

·                    Preparativos para as comemorações do Centenário da escola: Em 2018, o Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto completará 100 anos. A ocasião está sendo motivo de entusiasmo e muito trabalho para a Pastoral e para a comissão formada pela Comunidade Educativa em vista do centenário. Além da tradicional Celebração Eucarística, no dia 24 de maio, a equipe também organiza atividades especiais para celebrar a data. Entre as ações que estão sendo executadas, desde o ano passado, está uma oração, realizada todas as manhãs, que dá início à rotina do Colégio. Todo o quarto sábado de cada mês, às 17 horas, a equipe também promove a Missa da Família Salesiana na capela da instituição de ensino. O ato litúrgico recebe as comunidades educativa e estudantil, ex-alunos, pais e familiares. A Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, que antecede o aniversário, também é cuidadosamente organizada pelo grupo.

 

·                    Preparação para a Semana Missionária: As Semanas Missionárias, realizadas, anualmente, no mês de julho, consistem em levar o Evangelho de Jesus Cristo, através de visitas em comunidades, ações recreativas e celebrações com crianças e jovens durante o dia. Os alunos participantes trabalham com famílias de bairros carentes, levando orações e bênçãos. Para que a missão seja um sucesso, a equipe da Pastoral promove reuniões preparatórias, que ajudam na elaboração das atividades e das experiências que o grupo vivenciará, além de confirmar, em cada estudante, a responsabilidade e o desejo de fazer parte da grande família de Deus que é a Igreja. A Pastoral também promove, no decorrer do semestre, ações como venda de rifas para arrecadar fundos para ajudar no custo do projeto e também no protagonismo juvenil.

 

·                    Manhã de Formação: Um resgate da Pastoral do Auxiliadora em 2017, o projeto “Manhã de Formação” é uma atividade que acontece, aos sábados, das 8 às 12 horas. De forma separada, participam dos encontros as turmas do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Todos são acompanhados por coordenadores, professores e pela Equipe de Pastoral. No início, há um momento de reflexão e discussões que giram em torno de temas como projetos de vida, respeito ao próximo, rotulação das pessoas, julgamento, falta de amor, diversidade de religiões, intolerância religiosa, entre outros. Dinâmicas em grupos são realizadas para fortalecer o espírito de trabalho em grupo. No intervalo ocorre “A Partilha” – um lanche comunitário no qual cada um leva algo para ser dividido com todos. Por meio de jogos e brincadeiras, a manhã é encerrada com lazer e descontração.

 

·                    Voluntariado: Com caráter altruísta, o grupo de voluntariado realiza um trabalho social com entidades beneficentes de Ribeirão Preto, como creches, ONGs (Organizações Não Governamentais) e outras. Os principais objetivos são melhorar a levar alegria a essa parcela da população por intermédio de atividades culturais e de entretenimento. Os encontros acontecem às terças-feiras à tarde. Os alunos promovem rodas de história, jogos, momentos de beleza, entre outros. Em 2017, a escolhida foi o Lar Padre Euclides, instituição que cuida de idosos.

 

·                    Reuniões dos grupos da PJE: Nos encontros semanais, a equipe da PJE promove reuniões de planejamento e organização das atividades. Nestas ocasiões também há reflexões e discussões sobre questões pertinentes à cidadania e à propagação da fé. Além disso, é um momento para que o grupo fortaleça seu compromisso com as comunidades estudantil e externa.

 

·                    Programa de Formação de Salesianidade: Neste projeto, a Comunidade Educativa do Colégio é convidada para encontros que abordam o tema de “Salesianidade”. O objetivo é fornecer aos educadores e aos colaboradores uma reflexão sobre o Sistema Preventivo de Dom Bosco e de Madre Mazzaarello, a fim de que possam adquirir uma noção clara e fundamentada deste modelo como metodologia pedagógica e espiritualidade, para melhorar a qualidade dos processos educativo-pastorais nas escolas salesianas. A reunião também recebe, às vezes, convidados externos, que palestram e contribuem para a formação de todos. A novidade deste ano é um dia de encontro preparado pela equipe de Pastoral juntamente com os jovens do Conselho local da Articulação da Juventude Salesiana, como o objetivo de vivenciar de modo concreto o Sistema Preventivo de Dom Bosco.

 

·                    Projeto Missão Jovem CNBB: A ex-aluna e assessora de Pastoral do Colégio Auxiliadora, Sara Bianchi, representará a instituição de ensino e o município de Ribeirão Preto na edição 2018 do projeto “Missão Jovem”, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A ação visa despertar os jovens para a vivência da vocação missionária, convivendo, conhecendo e trocando experiências com as pessoas que vivem nas comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia Legal – que engloba os territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão. O objetivo principal da atividade é levar o sentido do evangelho àqueles que ficam às margens da sociedade. Cerca de 25 selecionados embarcarão para a região Norte no dia 24 de março e retornarão em 1º de abril. Sara e três cinco ex-alunos da Rede Salesiana do Estado de São Paulo, acompanhados da irmã Nice Lourenço, realizarão os trabalhos na cidade de Manaus, capital da Amazônia.