notícias da pastoral

Salesiano é o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém Geral
Fonte: Arquidiocese de Belém (PA).

A Arquidiocese de Belém está em festa com a Ordenação Episcopal de seu novo bispo auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, que ocorreu na manhã de sábado, 2 de setembro, no município de Ourém-PA, e reuniu cerca de cinco mil pessoas de diversos municípios do Pará, várias caravanas de Belém e região metropolitana, também contou com maciça participação de Manaus e outros Estados.

 

A ordenação foi conduzida pelo arcebispo metropolitano de Belém do Pará, Dom Alberto Taveira Corrêa e teve como co-ordenante Dom Flávio Giovenale, bispo de Santaré e Dom Meinrad Francisco, bispo de Humaitá (AM). Também marcaram presenças na concelebração dezenas de padres e diáconos.


Em sua homilia, Dom Alberto agradeceu oo bispo Diocesano, Dom Jesús Maria Cizaurre Bergonces – diocese de Bragança, por acolher de braços abertos a realização da celebração em Ourém, que pertence à diocese. O arcebispo também agradeceu o acolhimento e presença de diversos bispos da região, religiosos e religiosas, pessoas consagradas a Deus, provenientes de tantos lugares e todo o Povo de Deus reunido no instante. “A arquidiocese de Belém do Pará se alegra sobremaneira pelo amor infinito de Deus, que nos concede o novo bispo, para cerrar fileira comigo e com Dom Irineu Roman no serviço ao povo que nos é confiado, à Igreja, esposa de Cristo. Todos estamos santamente orgulhosos porque Deus escolheu um filho da terra paraense para o Episcopado”.

 

Muito emocionado, Dom Alberto continou: “Todos nós fomos convocados a esta praça pelo desígnio providente de Deus, através do amor do Papa Francisco, que chamou ao Episcopado nosso querido Monsenhor Antônio de Assis Ribeiro, paraense de boa cepa, autêntico Papa-Chibé, sacerdote salesiano até o mais profundo de suas convicções e o exercício de seu ministério de religioso e sacerdote. Nossas tradições religiosas, a cultura de nosso povo amazônico, tudo se eleva hoje como oferta no Altar do Senhor. A Arquidiocese de Belém do Pará se alegra sobremaneira pelo amor infinito de Deus…” 

 

Após a profissão da homilia, Dom Alberto deu sequência ao rito de ordenação de Dom Antônio, em resumo, seguiu-se a Promessa do Eleito, a ladainha dos Santos, a Imposição das Mãos e Oração de Ordenação, a Unção da Cabeça e Entrega do Livro dos Evangelhos e das Insígnias e a Liturgia Eucarística. Foram momentos de alegria, emoções e lágrimas de gratidão na pequena e abrasadora cidade de Ourém. Enfim, toda cidade e Arquidiocese de Belém do Pará pode proferir o tão esperado ministério do agora Dom Antônio de Assis Ribeiro.

 

Ao final da celebração Dom Antônio de Assis Ribeiro expressa a simplicidade da alegria deste momento memorável: “Quero servir o povo de Deus com coração simples, com alegria, otimismo, simpatia e generosidade. Como diz o Papa Francisco, quero ter cheiro de ovelhas, um bom pastor tem cheiro de ovelha, é isso que eu quero. O Santo Padre escolheu um filho de vaqueiro e agricultor para o Episcopado. Então vocês têm um bispo agricultor e pastor, que isso fique na minha memória para eu nunca me esquecer de onde vim e dos lugares por onde passei. Conto com as orações de vocês”.

 

Confira mais informações e a homilia completa no site da Arquidiocese e Belém.