notícias da pastoral

AJS de Manaus promove 1ª Manifestação Cultural Salesiana  Mural Jovem
Luís Eduardo Lopes e Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira).

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Inspetoria Laura Vicuña, de Manaus-AM, realizou a I Manifestação Cultural Salesiana (MCS) na cidade: um grande ambiente festivo, com o objetivo de promover e celebrar a diversidade juvenil na Amazônia por meio de uma perspectiva salesiana.


O evento reuniu mais de 300 jovens no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, com acompanhamento de padres Salesianos de Dom Bosco e irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, na oportunidade de integrar as realidades juvenis na capital manauara, além dos projetos sociais, iniciativas de evangelização, manifestações artísticas, pastorais e movimentos juvenis eclesiais (Pastoral da Juventude, Pastoral Universitária, Pastoral Carcerária, Casa Magis).

 

Esteve presente ainda o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Edmilson Tadeu Canavarros.

  

 

O Padre Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), vice-inspetor e delegado para a Pastoral Juvenil no Brasil, esteve presente no encontro e enviou um depoimento a respeito. Confira:

 

"Um dos mais importantes e significativos desafios da educação e da evangelização dos jovens é a experiência e a promoção da autonomia e do protagonismo. Educar e evangelizar os jovens através da experiência do protagonismo significa favorecer a eles que sejam os primeiros sujeitos capazes de​ pensar, discernir, dar ideias e desenvolver projetos concretos​. 

 

Uma dinâmica de educação e evangelização que estimula a tomada de iniciativas e a assunção de responsabilidades por parte dos jovens gera bons frutos. Foi isso que aconteceu no domingo passado, 7, através do evento 'Manifestação Cultural Juvenil', em Manaus, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde centenas de jovens organizaram uma maravilhosa tarde de exposição de projetos sociais e iniciativas socioculturais juvenis em diversas áreas: música, dança, teatro, meio ambiente e movimentos juvenis eclesiais.

 

A ideia do projeto, promovida pela Articulação da Juventude Salesiana (FMA-SDB), foi bem-vinda e se concretizou num ambiente festivo e clima de festa, uma feira de iniciativas juvenis com muitas barracas, quiosques e bancas. Nelas havia apresentação de projetos, publicidade vocacional salesiana, vendas de objetos, comidas, lazer.

 

Ao final, o bispo auxiliar de Manaus, Dom Edmilson Canavarros, falou sobre as boas iniciativas que são sempre merecedoras e deu apoio para a continuidade do projeto, dando a benção a todos os presentes."