Centro Salesiano de PJS

O que é a PJS?

Sobre

Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) é a ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação num grupo humano que vive num tempo e num espaço determinados. Tem, pois, duas referências essenciais: Jesus Cristo, vivo e presente na Igreja, e o grupo humano concreto, com sua realidade social e cultural.

 

A PJS insere-se nessa ação eclesial para enriquecê-la com o dom do carisma salesiano e encarná-la no mundo juvenil. Desse modo, é a nossa forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a espiritualidade e o Sistema Preventivo de Dom Bosco, a serviço da missão evangelizadora da Igreja

 

(Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana. São Paulo: Editora Salesiana, 2005, pp. 28-35)

Frentes de Trabalho da PJS

Animação Pastoral: projetos ligados ao desenvolvimento da PJS como um todo, em relação ao seu planejamento e suas ações, criando uma pastoral cada vez mais orgânica. Planos de ação ligados ao planejamento, execução, definição de colaboradores e parceiros, promoção e formação de assessores e agentes de pastoral que trabalham nas comunidades, independente do seu ramo de atividade, de como tornar viva a ação pastoral.


Animação Vocacional: projetos voltados a auxiliarem os jovens a encontrar dentro de si sua verdadeira vocação salesiana. Esta vocação pode ser ou não religiosa. Além da vocação para Sacerdote ou Irmão Salesiano, existem também as demais vocações ligadas à Família Salesiana, como por exemplo, a Associação dos Cooperadores Salesianos, ou Ex-alunos. Trata-se de apresentar aos jovens as vocações que compõem o trabalho salesiano.


Animação Missionária: projetos ligados ao trabalho missionário e social com o estilo salesiano. O trabalho da animação missionária desloca seus assistidos para outras realidades, para outras formas de se viver. Ser missionário ou ser missionária é, sem ferir a cultura e as crenças, colocar-se na condição de servir espiritualmente e assistencialmente as pessoas mais necessitadas e mais pobres.


Articulação da Juventude Salesiana: são projetos ligados aos grupos de jovens e associações por eles formadas que chamamos de associacionismo e ao protagonismo juvenil que nada mais é do que a iniciativa do jovem, a organização do jovem, a administração do grupo realizada pelo próprio jovem, jovem evangelizando jovem. São projetos inspetoriais, promovidos apenas pelos salesianos, ou interinspetoriais em parceria com as Salesianas. É um grande movimento mundial de grupos e associações denominado Movimento Juvenil Salesiano, que no Brasil é conhecido como Articulação da Juventude Salesiana, AJS.


Evangelização e Catequese: é a ação mais ativa da pastoral em relação à formação dos diversos colaboradores, parceiros e educadores. No trabalho de evangelização-educação da juventude, ligado à evangelização e à formação salesiana, é necessário munir-se de todos o conhecimento e de toda a espiritualidade. Trabalha-se com a formação de leigos, catequistas, agentes, salesianos, formados, enfim, é um trabalho de evangelização e educação daqueles que representam o carisma nas suas comunidades.


Comunicação Social: segundo o Quadro de Referência em Pastoral Juvenil Salesiana, a Comunicação Social é a voz do carisma salesiano. É a partir da Comunicação Social que se atinge o maior número de pessoas e divulgam-se os ideais de Dom Bosco por toda a parte. Como dissemos, a ação de evangelização e o carisma salesiano não estão presos às obras ou atividades, e a comunicação social é prova disto. Ela deve trabalhar em parceria com a Pastoral Juvenil Salesiana porque evangeliza de forma mais abrangente os princípios e ideais de Dom Bosco. A Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora inseriu a Comunicação Social como uma das frentes pastorais seguindo este preceito, reforçando sua identidade pastoral e unindo forças para atingir mais grupos e enriquecer ainda mais o trabalho pastoral.







PJS para Dom Bosco

Para Dom Bosco, cada obra salesiana deveria ser “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos”, tendo como ideal o de “formar bons cristãos e honestos cidadãos Nesse percurso formativo, a espiritualidade salesiana, expressão concreta da caridade pastoral de Dom Bosco, constitui um elemento fundamental da ação pastoral juvenil salesiana, sendo também o seu critério de orientação num panorama amplo que abrange a formação dos jovens, os centros juvenis, o voluntariado, o desporto, a animação missionária e as vocações.”.. 

Nossas Atividade

Além das frentes de ação, a Pastoral Juvenil Salesiana assessora as comunidades no seu trabalho evangelizador.

 

Faz parte, junto com a Comunicação Social e a Rede Salesiana de Ação Social (RSB-Social), da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (SPD), e desenvolve ações em parceria com o setor. Apoia, ainda, a conservação da memória e da história salesiana junto ao Arquivo Inspetorial.